Monty Roberts consegue comunicar-se com os cavalos de tal forma que aquilo antes chamado de doma hoje conhecemos como "doma gentil".
As pessoas vão até a fazenda para ver como Monty faz a doma. Doma não, porque ele aboliu essa palavra do vocabulário. Domar é amansar, brutalizar o animal de uma maneira bem violenta. O animal é caçado, laçado, estrangulado, espancado, quase explode de tensão. Tiram sangue e depois de muita humilhação, é montado na marra, cortado de espora para pular com o peão.
A gentileza ocupou o espaço da violência como prática do preparo dos cavalos para serem montados. Os resultados fantásticos produzidos pela gentileza não ficam restritos aos cavalos. Em qualquer tipo de relacionamento, especialmente entre pais e filhos, é possível observar resultados ainda mais significativos obtidos com a gentileza.
LIVRO
A leitura do livro "VIOLÊNCIA NÃO É A RESPOSTA" possibilita conhecer a fantástica experiência de Monty.
FILME
Há um filme disponível nas locadoras, cujo roteiro incorpora muito da experiência de Monty, não é contudo a sua vida. O filme tem como título "O encantador de cavalos", com Robert Redford. Vale a pena assistir esse filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário