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domingo, 28 de abril de 2013

WRANGLER THR ORIGINAL WESTERN JEANS


Difícil pensar em uma peça do vestuário mais democrática que o jeans. O tecido está em todo lugar. Nas ruas, nas araras do supermercado, nas vitrines, nas passarelas e nas páginas de revistas, em todos os modelos e cores, com preços para todos os bolsos. E um dos mais famosos do mundo é o WRANGLER, um jeans extremamente associado ao mundo do rodeio e um símbolo do estilo de vida country americano.



A história
A história começou em 1897, quando o jovem C.C. Hudson resolveu deixar Spring Hill Farm no condado de Williansom, estado do Tennessee, em busca de oportunidades na emergente cidade têxtil de Greensboro na Carolina do Norte. Ele consegue emprego em uma fábrica de Overalls, costurando botões. Em 1904, quando a fábrica em que trabalhava fechou as portas, ele e seu irmão, Homer, compram máquinas de costura e fundam a empresa Hudson Overall Company para produzir roupas de trabalho com qualidade e durabilidade para os ferroviários da costa leste dos Estados Unidos. A empresa prosperou, e em 1919, se muda para um espaço maior, inaugura uma fábrica própria e passa a se chamar Blue Bell Company. O nome da empresa foi inspirado em um sino, presente de um grupo de trabalhadores ferroviários para C.C. Hudson. Porém, em 1926 a empresa foi comprada, por US$ 585 mil, pela Big Ben Manufactoring de Kentucky.



Em meados da década de 30, a empresa já era a maior fabricante de uniformes de trabalho no mundo. Foi nesta época, em 1936, que ocorreu o lançamento do Super Big Ben Overalls, macacão feito de jeans com tecido 100% sanforizado (que reduzia em 1% a probabilidade de encolhimento) e extremamente resistente. No final da década a empresa expandiu seu mix de produtos para incluir marcas privadas de jeans. Foi então que adquiriu, em 1943, a empresa têxtil Casey Jones e os direitos da marca WRANGLER, até então desconhecida e pouco utilizada pela antiga proprietária. A empresa decidiu então que precisava de uma linha de jeans com sua marca jeans que pudesse ser produzido em grande escala.

Em 1947, após diversos testes com 13 protótipos de jeans é lançado o autêntico WESTERN JEANS WRANGLER, desenhado por Ben Lichenstein (apelidado de Rodeo Ben), um reconhecido alfaiate da Philadelphia, amante de rodeios e do estilo de vida do velho oeste, que conhecia a maioria dos melhores caubóis de rodeio. Para adaptar o modelo aos detalhes de sua funcionalidade ele trabalhou com estrelas de rodeio como Jim Shoulders, Freckles Brown, Bill Linderman, Todd Whatley, Harry Tompkins e Cerald Robert. Estes caubóis fizeram o teste final de prova antes do jeans ser aprovado. Nascia assim o famoso jeans COWBOY CUT (corte caubói) 13MWZ (Men’s Western Zipper). A WRANGLER estava entre as primeiras marca a apresentar um jeans masculino com zíper na vista, e a primeira a introduzir um jeans no formato do corpo. A aparência ajustada de alfaiataria e o cuidado com os detalhes asseguraram a satisfação do consumidor pelo jeans.

O 13MWZ, como ainda é conhecido, tornou-se o jeans nº 1 no mercado masculino de western por ser “desenvolvido por caubóis para caubóis” e apesar das melhorias do tecido, o jeans não mudou desde 1947. No ano de 1962 a empresa inaugura fábrica na Bélgica e a marca WRANGLER é introduzida com sucesso no continente europeu. Na década seguinte, os jeans WRANGLER passam a ser um ícone da cultura jovem e torna-se um símbolo da adolescência no mundo todo. Outro reconhecimento ocorreu em 1974, quando a PRCA (Associação Profissional dos Caubóis de Rodeio), tornou o jeans Cowboy Cut 13MWZ da WRANGLER o primeiro e único jeans de sua aprovação. Foi então que ficou conhecido pela maioria de seus consumidores como um jeans “Pró Rodeio”. O jeans pode ser achado em 125 tamanhos com uma grande variedade de cores e lavagens.

Em 1980 a marca WRANGLER desembarca oficialmente no Brasil. Ainda nesta década, em 1986, a empresa se funde com a VF Corporation, tornando-se uma das maiores produtoras de jeans do mundo. Como o conforto tornou-se uma importância cada vez maior para o consumidor americano, na década de 90, o novo jeans Cowboy Cut Relaxed Fit oferecia o mesmo conforto que um jeans contemporâneo mas com a tradição do autêntico jeans western em estilo e funcionalidade. Em 1996, uma em cada cinco calças jeans vendidas nos Estados Unidos era da marca WRANGLER. A marca se tornou tão forte que inclui, além das famosas calças jeans, roupas esportivas e despojadas (sob a marca WRANGLER HERO), roupas para esportes ao ar livre (WRANGLER PRO GEAR) e até uma linha completa de móveis (WRANGLER HOME) inspirados no mais puro estilo country.

Os slogans
The western original. (2008)
Real. Comfortable. Jeans. (2005)
It's a whole new rodeo. (2004)
There's a bit of the West in all of us. (2002)
The authentic Western jeans. (1999)
Style that just won't quit. (1985)
A fit for every-body. (1984)
For the cowboy in you.
Wrangler. There's a bit of the West in all of us.





Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
1947● Criador: Rodeo Ben
● Sede mundial: Greensboro, North Carolina
● Proprietário da marca:
VF Corporation● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Mackey J. McDonald● CFO: Bob Shearer● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 100 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: + 50.000 (VF Corporation)
● Segmento:
Vestuário● Principais produtos: Calças e roupas jeans
● Ícones: O jeans estilo Cowboy
● Slogan: The western original.
● Website:
www.wrangler.com
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A marca no mundo
Os produtos da marca WRANGLER são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo.



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