IDEALIZADORES

IDEALIZADORES
MARCELO & LAIS - Um sonho, uma conquista, uma vitoria...

CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA

CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA
CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA

terça-feira, 19 de outubro de 2010

INDIOS BLACKFEET




O Blackfeet Piegan (Aamsskáápipikani (Southern Piikáni / Peigan) ou simplesmente como Piikáni emBlackfoot ) são uma tribo de nativos americanos da Algonquian língua da família baseada no Montana .
Muitos membros da tribo viver como parte da Nação Blackfeet na região noroeste de Montana , com uma população centrada no Browning . De acordo com o censo dos EUA de 1990, existem 32.234 Blackfeet. Três outras tribos da Confederação Blackfoot são Primeiras Nações localizado e

RELAÇÕES E HISTORIA

A introdução do cavalo é colocado a cerca de 1730. Em 1900, houve um Blackfoot 20.000 estimados, enquanto hoje existem cerca de 25.000. A população foi às vezes drasticamente menor quando as pessoas Blackfeet sofrido doenças infecciosasepidemias, devido à falta de imunidade natural a doenças da Eurásia, como a varíolaepidemia de 1837, que matou 6.000 pessoas. Eles também sofreram com a fome ea guerra. Quando a caça ao búfalo passado falhou, 1882 ficou conhecido como o ano da fome.Eles tinham controlado grandes porções de Alberta e Montana. Hoje a Reserva Blackfeet em Montana é o tamanho de Delaware , e os três Blackfoot reservas em Alberta tem uma menor área muito. [2]
A conexão linguística da língua Blackfoot aos outros no
Algonquian linguagem familiar, indicam que o Blackfoot vivia há muito tempo em uma área a oeste da Great Lakes[ carece de fontes? ]. A língua também é Blackfoot aglutinativas . Apesar de terem praticado algumagricultura , que foram parcialmente nômades. Eles se mudaram para o oeste em parte devido à introdução de cavalos e armas de fogo , e tornou-se uma parte do índios das planícies da cultura no início de 1800. No entanto, também há indícios de que eles estavam perto doRocky Mountain frente de milhares de anos antes do contato europeu. [ carece de fontes? ] A história da criação Blackfoot ocorre diretamente abaixoGlacier National Park, no que se refere como "Badger Dois Medicine".O Blackfeet estão intimamente relacionados a três Primeiras Nações no Canadá província de Alberta .Todos falam dialetos da língua Blackfoot . Estas são as primeiras nações Nação Kainai(ex-Sangue), o Peigan Norte ea Nação Siksika . Estas Primeiras Nações e os Blackfeet às vezes são referidos coletivamente como os Blackfoot ou a Confederação Blackfoot.literatura etnográfica mais usa "povo Blackfoot", ea maioria das pessoas utilizam os Blackfoot Blackfoot singular. Os governos dos EUA e tribais usam oficialmente "Blackfeet", como na Reserva Indígena Blackfeet e Nação Blackfeet, como pode ser visto no site oficial da tribo. O Siksika prazo, derivados daSiksikáíkoan (uma pessoa Blackfoot), também pode ser utilizado em auto-identificação. Em Inglês, um indivíduo pode dizer: "Eu sou Blackfoot" ou "eu sou um membro da tribo Blackfeet." [2]

A crença de segurar Blackfeet "em uma força sagrada que permeia todas as coisas, simbolicamente representado pelo sol, cuja luz sustenta todas as coisas." [1]

O Piegan (também Pikuni, Pikani e Piikáni) são uma das três tribos do Siksika ou confederação Blackfoot. Suas divisões, dado por Grinnell, são: Ahahpitape, Ahkaiyikokakiniks, Kiyis, Sikutsipmaiks, Sikopoksimaiks, Tsiniksistsoyiks, Kutaiimiks, Ipoksimaiks, Silkokitsimiks, Nitawyiks, Apikaiviks, Miahwahpitsiks, Nitakoskitsipupiks, Nitikskiks, Inuksiks, Miawkinaiyiks, Esksinaitupiks, Inuksikahkopwaiks, Kahmitaiks, Kutaisotsiman, Nitotsiksisstaniks, Motwainaiks, Mokumiks e Motahtosiks. Hayden também dá Susksoyiks. Em 1858 a Piegan nos Estados Unidos foram estimados para o número 3700. Hayden três anos depois, estimou a população em 2520. Em 1906, havia 2.072 com a agência Blackfeet em Montana, e 493 no âmbito da agência Piegan em Alberta, no Canadá.

O Blackfoot não temos bem documentado do sexo masculino de dois espíritos , mas eles têm "o coração das mulheres viril". [3] Estes foram registadas como actuando muito dos papéis sociais dos homens. Isso inclui uma disposição para cantar sozinho, geralmente considerado "indecente", e usando homens cantando um estilo.

3 comentários:

  1. Percebe-se quão complexo e vasto é o estudo histórico e antropológico desse povo. No entanto isso não deve ser motivo para desistirmos e aprendermos um pouco mais sobre a bela cultura ameríndia.

    ResponderExcluir
  2. Percebe-se quão complexo e vasto é o estudo histórico e antropológico desse povo. No entanto isso não deve ser motivo para desistirmos e aprendermos um pouco mais sobre a bela cultura ameríndia.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Uma loja que chegou há 12 anos para animar o mundo country e as arenas do Sul de Minas, trabalhando sempre com produtos de 1ª linha. Nossos Parceiros: 8 SEGUNDOS, TASSA, RODEO WAY, DURANGO BOOTS, RADADE, AUSTIN, SMITH BROTHERS,20 X, WRANGLER, PAUL WESTERN, FREEDON, JÁCOMO, VIMAR, SUMETAL, VINAGRE,CURY, MUNDIA CHAPÉUS,ELDORADO, SIBU, MASTER,ORIENTE e muito mais. Venha conferir.