IDEALIZADORES

IDEALIZADORES
MARCELO & LAIS - Um sonho, uma conquista, uma vitoria...

CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA

CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA
CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA

terça-feira, 6 de outubro de 2009

HISTORIA DA FIVELA


Foi buscando inovar seus troféus para os vencedores que os americanos inventaram a fivela, hoje, acessório obrigatório de todo cowboy. Os troféus eram placas de ouro que os campeões costumavam colocar na parede ou em móveis de sua casa. Com o tempo, as placas de ouro viraram medalhões desenhados para serem usados no peito com um grande cordão de ouro, como uma grande medalha. Posteriormente, as medalhas foram sendo transformadas em fivelas para serem colocadas nos cintos dos cowboys como prêmios pela vitória.
Nelas eram inscritos o nome do cowboy e a modalidade em que participava. Tudo em ouro.
Inicialmente, estas fivelas eram grandes, e como acessórios para o cinto, bastante pesadas. Nos anos 30, elas passaram por uma nova reformulação, diminuindo principalmente de tamanho, ganharam tanto prestígio, que nos anos 50 se transformaram em objeto de coleção, especialmente aquelas que tinham a inscrição dos nomes dos cowboys mais famosos.De olho na demanda, algumas joalherias do Oeste começavam a fabricá-las, desenvolvendo, inclusive, modelos em ouro e prata enfeitados com rubi ou turquesa. Ainda hoje, joalherias tanto da região do Oeste quanto do Leste americano ainda imitam o estilo “kitshy” dos anos 40 e 50, ricas em variedades estas fivelas são feitas a mão, em ouro e prata, com safiras e rubis genuínos.
Difícil era ver algum “forasteiro” como colecionador. Com altas cotações, estas famosas fivelas costumavam ser trocadas entre os cowboys que geralmente possuíam mais de uma. Nesta fase, cintos e fivelas com cenas de ação no rodeio passaram a marcar a cultura dos cowboys americanos, fossem competidores ou os cowboys da platéia, enfim, ostentar uma fivela no cinto virou mania nas arenas americanas.Bastante diversificada no que se refere em fivelas, a Sumetal reservou para você todas as modalidades do rodeio completo, em diversos tamanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma loja que chegou há 12 anos para animar o mundo country e as arenas do Sul de Minas, trabalhando sempre com produtos de 1ª linha. Nossos Parceiros: 8 SEGUNDOS, TASSA, RODEO WAY, DURANGO BOOTS, RADADE, AUSTIN, SMITH BROTHERS,20 X, WRANGLER, PAUL WESTERN, FREEDON, JÁCOMO, VIMAR, SUMETAL, VINAGRE,CURY, MUNDIA CHAPÉUS,ELDORADO, SIBU, MASTER,ORIENTE e muito mais. Venha conferir.