IDEALIZADORES

IDEALIZADORES
MARCELO & LAIS - Um sonho, uma conquista, uma vitoria...

CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA

CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA
CONHEÇA O SITE DE NOSSA LOJA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

CHAPÉU NA MODA

É UM ACESSÓRIO QUE ESTÁ NA CABEÇA TANTO DOS HOMENS QUANDO DAS MULHERES. FIQUEM LIGADOS NAS HISTÓRIAS, DICAS E CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM ELES.

Como usar a moda da cabeça: chapéus

O chapéu tem tanto senso de humor quanto de formalidade. Pode vestir sublime ou, no descuido, parecer caricato. Em primeiro lugar, avalie o tamanho do rosto e do corpo. Isso é fundamental.




Rostos graúdos e corpo pesado não combinam com chapeuzinhos pequenos, gorros e boinas apertados. Caras miúdas somem se o acessório é muito vistoso. Para um perfeito equilíbrio, bom senso e a prova em frente do espelho são a melhor receita para o chapéu ideal.

Não tente combinar o chapéu com a roupa. Vai parecer figurino da Rainha da Inglaterra. Eles funcionam melhor como ponto de contraste nas cores ou texturas com o que se veste. Para uma ocasião elegante é importante provar a roupa com o chapéu para sentir o efeito total.

Contraste também com o formato de rosto: formas arredondadas suavizam traços angulosos e os modelos geométricos favorecem o rosto redondo.

Esqueça os chapéus glamourosos de Joan Collins em "Dinasty". Os anos dourados acabaram. Quanto mais casual o chapéu, melhor o efeito. Nada que pareça ter levado uma hora na frente do espelho, mesmo que este tempo tenha sido gasto. Simplicidade é o recado.

A melhor cor vai depender de cada pessoa. Para quem não quer o chapéu como destaque, a cor próxima do tom do cabelo, chama menos atenção e combina com todas as roupas. Os neutros também garantem menos notoriedade.

Chapéus com abas ficam melhor em cabelos curtos, médios ou presos. Modelagens sem aba como as boinas e bonés podem ser usados com cabelos longos e soltos.

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM O SEU CHAPÉU

O seu chapéu poderá continuar com a aparência de novo por um bom tempo, mas para isso alguns cuidados básicos precisam ser tomados, principalmentena limpeza e na maneira de como seu chapéu é guardado.

Veja abaixo a melhor maneira de conservá-lo.

O Cuidado com o chapéu de palha:
Como limpar

Em caso de umidade, retire o excesso de retire de água com um pano branco limpo e seco. Em seguida vire a carneira para o lado de fora e apoie-o sobre uma superfície plana e limpa. Deixe-o secar naturalmente. Não utilize nenhum método artificial de secagem para não danificar o material do seu chapéu.
Em caso de transpiração ou oleosidade na carneira siga o mesmo processo da umidade e deixe que a transpiração ou a oleosidade evapore naturalmente.
Em caso de acúmulo de poeira utilize uma escova bem macia para retirá-la.
Como guardar
Nunca deixe seu chapéu apoiado sobre as abas, isso causará deformações nas mesmas. Apoie-o sobre a copa ou então compre um suporte apropriado para este tipo de armazenagem.
Não empilhe seu chapéu, uma empilhagem mal feita poderá deformá-lo, alterando assim o seu formato original. Ao comprar um chapéu verifique se o mesmo estava bem armazenado.
Quando o chapéu não estiver sendo usado ele deve ser acondicionado em uma caixa para chapéus ou então em um suporte adequado e em um lugar com boa ventilação.

Chapéu de feltro (pêlo ou lã):
Como limpar

Os chapéus de feltro devem ser guardados limpos, principalmente sem poeira. Para retirar a poeira utilize um escova macia passando-a no mesmo sentido das fibras.
Em caso de umidecimento por ação da chuva procure não alterar o seu formato original, vire a carneira para o lado de fora e deixe-o secar naturalmente sobre uma superfície limpa e plana. Não utilize nenhum mé todo artificial de secagem.
Em caso de transpiração ou oleosidade na carneira siga o mesmo processo da umidade e deixe que a transpiração ou a oleosidade evapore naturalmente.
Como guardar
Nunca deixe seu chapéu apoiado sobre as abas, isso poderá causar deformações nas mesmas. Apoie-o sobre a copa ou então compre um suporte apropriado para este tipo de armazenagem.
Não empilhe seu chapéu, uma empilhagem mal feita poderá entortá-lo, alterando assim o seu formato original. Ao comprar um chapéu verifique se o mesmo estava bem armazenado.
Quando o chapéu não estiver sendo usado ele deve ser acondicionado em uma caixa para chapéus ou então em um suporte adequado e em um lugar com boa ventilação.
Se estas dicas básicas forem cumpridas, com certeza o seu chapéu continuará com a aparência de novo por um bom tempo.


QUANTO AO TAMANHO DO CHAPÉU

Para saber o tamanho do chapéu que irá comprar, você deve seguir os seguintes passos:

-Pegue uma fitra métrica;
-Passe em volta da cabeça sempre a dois cms acima da orelha;
-Confira na tabela abaixo o tamanho correspondente;

INFANTIL

de 2 à 6 anos (51 à 56 cm)
51 à 52 cm
> Tamanho P
53 à 54 cm
> Tamanho M
55 à 56 cm
> Tamanho G

ADULTO (53 à 60 cm)
53 à 54 cm
> Tamanho P
55 à 57 cm
> Tamanho M
58 à 60 cm
> Tamanho G





A palavra CHAPÉU provém do latim antigo "cappa", "capucho" que significa peça usada para cobrir a cabeça.
As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo.

A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (a fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.
Mais tarde originaram-se os turbantes, as tiaras e as coroas, usadas por nobres, sacerdotes e guerreiros como símbolo de status social. Como sinal de distinção social ou profissional permanecem até hoje os chapéus específicos destinados a pessoas que ocupam determinadas atividades (soldados, marinheiros, eclesiásticos, etc.).

O primeiro chapéu efetivamente usado foi o "PÉTASO" por volta do ano 2.000 a.C.. Tratava-se de um chapéu dotado de copa baixa e abas largas que os gregos faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção. Era um tipo prático, ajustável, podendo ser retirado com facilidade, tendo perdurado na Europa por toda a Idade Média (de 476 a 1453).

Na Antiga Roma (por volta do ano 1.000 a.C.), os escravos eram proibidos de usar chapéus. Quando eram libertados passavam a adotar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete (boné em forma de cone, com a ponta caída para um lado), em sinal de liberdade. Este tipo foi revivido durante a Revolução Francesa (final do século XVIII), chamado de "bonnet rouge" e se tornou um símbolo do partido republicano durante a República. Outro tipo bastante parecido com o barrete foi o capuz, unido ou não a um manto, amplamente usado na Idade Média.

Chapéus Masculinos

Depois da Renascença (século XIV - XVI), os chapéus masculinos adquiriram diversos formatos, sendo ricamente enfeitados, e usados pelos homens poderosos. Parte desta época o aparecimento das boinas, na Itália, constituídas de uma peça circular de tecido franzido nas laterais, contendo uma faixa por onde passava um cordão ajustável. Durante a Revolução Francesa (1789 - 1799), quando as vestimentas foram influenciadas de modo a torna-las mais simples, surgiram os chapéus de copa alta de formato côncavo, que se desenvolveram ate darem origem as cartolas. Em 1900 o chapéu de feltro de lã ou pêlo, era o mais popular, aparecendo alguns anos depois os chapéus de palha, os do tipo marinheiro, etc…, sendo que a grande maioria dos modelos. Se originou no Reino Unido.

Chapéus Femininos

Na Idade Média (476 - 1453), as imposições religiosas obrigaram as mulheres a cobrir completamente os cabelos. Era hábitos das mulheres colocar uma armação de arame com formatos de coração, borboletas, etc…,sob a peça de tecido tornando-os extravagantes. Os cabelos eram penteados para trás, escondidos, e , se cresciam na testa, eram raspados para que o chapéu fosse a atração principal. Muitos outros modelos surgiram ate o final do século XVIII, quando apareceram as primeiras chapelarias ( loja onde se comercializam chapéus), que utilizavam em seus chapéus materiais como a palha, o feltro, tecidos, enfeites variados e elaborados de forma a combinar com os penteados da época. Após a Revolução Francesa (1800), surgiram os gorros com abas largas, dotados de uma fita ou faixa que dava um nó abaixo do queixo. Em 1860, esses gorros foram substituídos por chapéus de tecido ou outros materiais que eram presos a cabeça com alfinetes ou grampos. No inicio do século XX, os volumosos penteados da época originaram chapéus de grande dimensões, que cobriam os penteados.

Modelos Modernos

Nas primeiras décadas do século XX, os chapéus masculinos em suas formas e estilos, alteraram-se pouco em oposição aos chapéus femininos. Depois da década de 30, a te hoje, os chapéus passaram a ser encarados como um acessório de vestimenta e proteção. Nos paises tropicais, o uso dos chapéus tem função protetora, contra o sol e contra as intempéries ( mau tempo). Nos paises de climas frios, o chapéu tem uso mais freqüente, sobretudo como proteção de vento e temperaturas baixas. O chapéu é também um acessório importante de vestimenta para caracterizar personalidade de uma determinada pessoa através de suas diferentes formas, materiais e cores.

TIPOS DE CHAPÉUS

Um chapéu pode mudar a intenção de qualquer roupa:
Confira alguns exemplos:

Chapéu cowboy: Um modelo cowboy faz qualquer um parecer sexy.

Bonés de baseball: Bonés de baseball rejuvenescem e criam um ar esportivo. Mas só Steven Spielberg pode usá-los com roupas sociais. Qualquer produção com estes bonés se tornam imediatamente esportivas. A marca mais cobiçada neste formato é a Van Dutch, que circula na cabeça do povo fashion.

Chapéus coloridos ou estampados: Neutralize a roupa e use com cabelo preso e sem brincos e colares. Não tente combinar com nada. Neste caso o chapéu é o acessório principal. Não arrisque se não tem segurança.Chapéus desabados: Podem ser usados com jeans na versão hippie-chique ou dar um toque fashion na roupa para dançar. Para toda hora.

Chapéus de brechó: Se não quiser parecer saindo de um museu, misture o retrô com básicos e peças contemporâneas que não tenham nada a ver com o estilo antigo do acessório.

****************************************************************************************







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma loja que chegou há 12 anos para animar o mundo country e as arenas do Sul de Minas, trabalhando sempre com produtos de 1ª linha. Nossos Parceiros: 8 SEGUNDOS, TASSA, RODEO WAY, DURANGO BOOTS, RADADE, AUSTIN, SMITH BROTHERS,20 X, WRANGLER, PAUL WESTERN, FREEDON, JÁCOMO, VIMAR, SUMETAL, VINAGRE,CURY, MUNDIA CHAPÉUS,ELDORADO, SIBU, MASTER,ORIENTE e muito mais. Venha conferir.